Terapia Fala

Perturbações da comunicação na criança

Linguagem, Fala e Leitura e Escrita

 

A Intervenção Insight

Quando uma criança apresenta dificuldades de linguagem as pessoas tendem a desvalorizar e encarar como uma fase que vai passar no futuro. As consequências desta crença podem revelar-se muito negativas para o seu desenvolvimento.

Acabam por se tornar responsáveis por graves dificuldades na socialização e na aprendizagem (na escrita e leitura), levando ao insucesso escolar e no contacto com os demais (amigos, familiares, esfera pública).

 

É da responsabilidade do Terapeuta da Fala prevenir, identificar e intervir nas possíveis alterações na comunicação da criança, que coloquem em causa um saudável desenvolvimento linguístico, com consequências ao nível da realização de aprendizagens e nos processos de socialização.

 

 

Perturbações da Comunicação e Linguagem:

Os primeiros 5/6 anos de vida são cruciais para o desenvolvimento da linguagem e da fala. Nesta idade, quem está mais próximo da criança – pais, avós, educadores – são os modelos a seguir e é deles, em especial, a tarefa de observarem as alterações no desenvolvimento da linguagem.

 

Para que possam acompanhar essas modificações, devem estar atentos aos denominados sinais de alarme.

A título de exemplo: é preocupante que uma criança até aos 12 meses seja demasiado silenciosa, ou que não reaja ao nome e a sons familiares; se, aos 24 meses, não consegue formular frases (simples) para expressar as suas necessidades, não cumpre ordens (simples) ou não utiliza jogo simbólico; aos 3 anos, é preocupante quando a criança não se concentra a ouvir uma história ou não descreva acontecimentos; aos 4, quando o discurso utilizado não é compreendido por todos – neste estado, são, normalmente, as pessoas "de fora" a reconhecerem essas dificuldades – ou que faça dos gestos, e não das palavras, o meio preferencial para se expressar.

 

Contudo, a forma mais simples de perceber estas dificuldades é comparar a criança com outras da mesma faixa etária e meio sócio-cultural.

A escola assume, neste ponto, uma importância vital: comparando a criança com o grupo em que está inserida identificamos o que foge da norma.

Perturbações da Fala:

Perturbação da Articulação As perturbações da Fala estão relacionadas com a expressão oral, ou seja, a forma como é articulado o discurso. Alterações a este nível são bastante visíveis, pois as crianças articulam de forma diferente ao esperado.

 

Existe erros articulatórios que são próprios da idade, estão ainda em aquisição, contudo outros erros são considerados patológicos.

A perturbação da articulação não tem só consequências ao nível da auto-estima da criança, mas também ao nível da aprendizagem da leitura e da escrita, dado que muitas vezes as crianças escrevem como falam.

Assim, é imperativo que ao entrar para o 1º ano, a criança articule correctamente.

 

Principais Causas:

  • Défice Auditivo
  • Maus hábitos orais (ex: uso prolongado de chucha)
  • Défice Cognitivo
  • Perturbações emocionais e do comportamento
  • Alterações Neurológicas / Motoras

 

Perturbações frequentes

Perturbações na Linguagem:

  1. Atraso do Desenvolvimento da Linguagem (A.D.L.)
  2. Perturbação Especifica do Desenvolvimento da Linguagem (P.E.D.L)
  3. Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita
  4. Afasia

 

Perturbações na Fala:

  1. Perturbações da Articulação (Perturbação na Articulação Fonética e Fonológica)
  2. Disfonias (Voz)
  3. Gaguez
  4. Apraxia
  5. Disartria

 

Perturbações na Deglutição:

  1. Disfagia


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