Glossário de Psicologia

Letra A do glossário de psicologia

Ab-Reacção

Processo de descarga emocional que ocorre quando se revivem experiências passadas.

É o mecanismo básico da catárse.

Alucinação

Caracteriza-se por uma falsa percepção, na ausência de estímulos exteriores apropriados

Angústia

É um estado afectivo bastante intenso e que tende a manifestar-se numa expectativa inquietante e opressiva de algo no futuro, surgindo extrema tensão sem causa aparente mas geradora de medo e de uma apreensão muitas vezes sem objecto definido.

Com efeito, a angústia parece não estar ligada a nada que seja inteligível na altura.

 

Esta expectativa pessimista tende a invadir o funcionamento da pessoa impedindo ou dificultando a sua actuação em diversas áreas de sua vida, como o trabalho, sendo comum ser acompanhada de alguma desorientação e sentimentos de impotência.

 

Tende a ser descrita como uma aflição geradora de agonia, um “aperto” interior bastante opressivo.

Nas crises de angústia graves esta sensação de opressão é significativamente aumentada, muitas vezes com impactos gástricos, sentimento de sufoco, alterações na pulsação e na respiração, enrubescimento da pele e alteração do tom da voz.

Anorexia

Perda ou diminuição do apetite, podendo envolver recusa alimentar.

Pode ser considerado um problema psicossomático, ou seja, a expressão no corpo de um problema afectivo ou de um conflito relacional.

Ansiedade

Estado emocional próximo do medo que se caracteriza por um sentimento de inquietação e de alerta.

É uma antecipação de um perigo ou tragédia que gera apreensão, sendo acompanhada de alterações bruscas e transitórias de humor tendencialmente negativo e/ou sintomas físicos (p.e., suores, palpitações, etc.).

 

O foco de tensão antecipada tanto pode ser externo à pessoa (p.e., antecipação de problemas profissionais, ou familiares) como interno (p.e., sentimentos de incompetência ou impotência).

Autismo

Grave perturbação psicótica caracterizado, fundamentalmente, pela incomunicabilidade e por resistência à aprendizagem.

Um autor apresenta-o como “o desapego da realidade, acompanhado de uma predominância da vida interior” (Bleuler). Observa-se um “dobrar” da pessoa sobre si mesmo, na sua “bolha” sendo tendencialmente indiferente à vida social que o rodeia.