FAQs da Insight

FAQ`s

Como posso marcar consulta?

As consultas podem ser marcadas através do telefone ou através do nosso site, onde na página de cada especialidade encontra um ícone do lado esquerdo, com “agendar consulta”.

Se quer marcar consulta para Lisboa, Leiria ou margem sul, ligue 213 571 887 ou 934 643 981.
 
 

Como sei a que especialidade devo dirigir-me?

No site, encontra as diversas valências da psicologia, com a descrição de cada uma delas. No entanto, se persistirem dúvidas, não hesite em contactar-nos para o telefone 213 571 887 ou vá à página de Contactos & localização e prencha o formulário de contacto.

Em que circunstâncias devo recorrer à Psicologia? Para um adulto?


No caso de adultos sempre que se verifiquem sintomas, como:
•    Depressão
•    Ansiedade
•    Dificuldades de relacionamento
•    Questões físicas sem razão aparente
•    Perturbações do sono
•    Instabilidade de humor
•    Mal-estar interno
•    Dificuldades na tomada de decisão



Em que circunstâncias devo recorrer à Psicologia? Para uma Criança?

No caso de crianças, sempre que observe situações de:
•    Insucesso escolar / dificuldade de aprendizagem
•    Comportamentos agressivos / desafiantes
•    Hiperactividade
•    Timidez
•    Perturbação emocional (descontrolo, apatia, imaturidade, instabilidade de humor)
•    Dificuldades de socialização
•    Sobredotados
•    Fobia escolar

Em que circunstâncias devo recorrer à Psicologia? Para um Casal?

Em relação a casais, sempre que:
•    Relações extra-conjugais
•    Dificuldades no relacionamento sexual
•    Desinvestimento amoroso por parte de um dos elementos
•    Novo casamento após divórcio
•    Dificuldades crónicas de comunicação
•    Dificuldade em compatibilizar a educação dos filhos
•    Relações tensas com as famílias de origem (sogras, sogros, irmãos...)
•    Nascimento de uma criança com alguma deficiência

Em que situações devo pedir uma avaliação psicológica?

•    Dificuldades escolares - Perante as dificuldades escolares, a avaliação psicológica permite fazer um despiste sobre o que está na origem desse problema. Podem ser causas intelectuais ou emocionais.


•    Prontidão escolar - Antes da iniciação ao processo escolar, e para os casos em que a criança não tenha completado 6 anos até ao mês de Setembro, pode recorrer a uma avaliação psicológica (Prontidão Escolar) para analisar capacidades intelectuais e maturidade emocional, com vista à entrada na escola ainda com 5 anos.


•    Desenvolvimento emocional/maturidade - Sempre que alguma questão surja, no sentido de comportamento desadequado, a avaliação psicológica permite avaliar o desenvolvimento emocional para melhor compreender o que poderá estar na origem desse comportamento.


•    Orientação vocacional - A partir do 9º ano de escolaridade, a Orientação Vocacional avalia as capacidades e aptidões do indivíduo com o intuito de orientar sobre o melhor rumo.

De que forma posso avaliar a credibilidade de um psicoterapeuta?

•    A relação entre terapeuta e paciente deve ser estritamente profissional, evitando laços pessoais fora do consultório.
•    O terapeuta não deverá emitir opiniões pessoais.
•    Deve respeitar a diversidade individual e cultural.
•    O direito à privacidade e confidencialidade do cliente deve ser uma prioridade.
•    Deve ser elaborado um relatório por escrito, pós avaliação, que contenha número de cédula profissional.
•    O conteúdo do relatório deverá ser explicado antes de endereçado a quem o solicitou.
•    O terapeuta não fala com familiares sobre as consultas, nem divulga conversas tidas com o paciente. Exceptuando situações em que o paciente o solicita e autoriza previamente.


Como posso certificar-me que estou perante um psicólogo autorizado pela ordem dos psicólogos?

Para ter a certeza que está a ser atendido por um psicólogo (e não por alguém a fazer-se passar por tal) peça o nº de cédula Profissional. Todos os psicólogos inscritos na ordem dos psicólogos e, por conseguinte, autorizados a exercer a psicologia, tem uma cédula profissional.
Se não quiser fazê-lo, pode telefonar para a ordem dos psicólogos (213 400 250) e pedir para verificar se pessoa (indicar o nome) é realmente psicólogo e está autorizado.

O horário marcado das consultas é cumprido? Devo chegar a horas?

É política da Insight-Psicologia o cumprimento rigoroso de horários, com cada paciente (salvaguardamos a possibilidade de atrasos muito pontuais, mas que preenchem a exceção e não a regra). Deste modo aconselhamos vivamente a chegar às suas consultas um pouco antes da hora marcada.

Como funcionam as consultas de psicologia?

Numa 1ª sessão a pessoa tem oportunidade de expor o que a traz a consulta. O Psicólogo(a) ouve, faz algumas perguntas e toma notas. Nessa sessão, habitualmente, é proposta uma avaliação psicológica (que se realiza na sessão seguinte) de forma a conhecer, compreender e contextualizar os sintomas relatados. Posteriormente, numa 3ª sessão é entregue um relatório e sugerido um procedimento terapêutico, quando tal se justificar.

Quanto tempo demora uma consulta de Psicologia?

O Tempo de duração de cada consulta varia de acordo com o tipo de consulta.

1ª consulta Psicológica - Entre 50 a 80 minutos
Consulta de Avaliação Psicológica - Entre 50 a 90 minutos (dependendo da complexidade)
Consulta de Psicoterapia - Entre 45 a 50 minutos
Consulta de Ludoterapia (Crianças) - Entre 35 a 40 minutos
Consulta de Terapia de Casal - Entre 50 a 60 minutos
Consulta de Neuropsicologia -  Entre 50 a 70 minutos
Consulta de Coaching Parental - Entre 60 a 90 minutos
Exame Neuropsicológico - Entre 60 a 180 minutos (dependendo da complexidade)
Exame psicológico para Condutores - Entre 40 a 50 minutos
Exame de Orientação Vocacional - Entre 110 e 120 minutos

O que devo fazer se não puder ir a uma sessão que já estava marcada?

Se não puder ir a uma sessão que já estava marcada deve avisar o seu psicoterapeuta, no fim da consulta (anterior a consulta em que vai faltar). Se for uma impossibilidade de última hora, deve telefonar para a Insight-Psicologia 213 571 887 ou 934 643 981 e avisar com 24 horas de antecedência. A nossa secretária comunicará com o seu psicoterapeuta e agendará, assim que possível, nova consulta, da qual será informado(a).
As consultas não efectuadas não serão cobradas quando avisar que vai faltar. Caso não avise a consulta será cobrada. Tal acontece porque a hora da sua consulta irá manter-se reservada. Quando avisa que vai faltar, essa hora pode ser reservada para outros pacientes., e nesses casos não lhe serão cobrados honorários.

O que é a psicoterapia?

É um modelo de intervenção utilizado em adultos, centrado nos recursos psicológicos do paciente, visando, a partir destes, a progressiva evolução para a saúde emocional.

O que é a ludoterapia?

Inserida na consulta da criança, é uma modalidade de psicoterapia baseada no brincar que, ao mesmo tempo que é agradável à criança, permite a exploração dos aspectos patológicos (perturbação do comportamento, depressão, ansiedade...) e possibilita o investimento na evolução para a sua saúde emocional.

O que é a Terapia de Casal?

A Terapia da Casal é um serviço especializado de apoio terapêutico aos casais que se encontram em situação de ruptura (seja divórcio, separação, ou mal-estar na relação).

A Terapia de Casal tem como principal finalidade, permitir ao casal adquirir uma noção clara dos problemas que afectam a relação, das necessidades que têm, e analisar as hipóteses de reconciliação e, caso existam, tentar, encontrar meios facilitadores para o restabelecimento da relação.

A pressão do quotidiano, acrescida do facto das expectativas e ambições individuais, muitas vezes, não coincidirem no casal, leva ao desgaste da relação. É neste aspecto que a terapia de casal pode prestar uma preciosa ajuda: criar oportunidades para que no casal haja o conhecimento, a compreensão, e a integração destes desejos e ambições pessoais, numa vida partilhada.

Este tipo de encontro (terapia de casal) é mais facilmente conseguido com a ajuda de um terapeuta (psicólogo) com elevado grau de especialização.

Na consulta de terapia de casal, um profissional competente atende o casal em conjunto, ouvindo as razões de ambos, com o objectivo de criar alternativas, catalizar afectos e facilitar interacções.

A experiência da Terapia de Casal visa o “crescimento” de cada um dos conjugues e da relação entre os dois.

Aquilo que eu disser numa consulta será confidencial?

Sim. Tudo aquilo que disser a um psicólogo numa consulta é absolutamente confidencial. Os psicólogos obedecem a um código de ética que os  obriga a manter em rigoroso sigilo de tudo aquilo que lhe disser. Este código de sigilo é apenas para o psicólogo, o que significa que você (cliente) pode falar livremente sobre o que se passa na consulta.