Glossário de Psicologia

Letra D do glossário de psicologia

Deficiente mental /débil mental

Expressão utilizada para indivíduos com insuficiência intelectual, isto é, com idade mental significativamente inferior à esperada relativamente à sua idade cronológica.

Normalmente a causa para tais deficiências prendem-se com aspectos orgânicos irreversíveis (hereditários ou não) ou com insuficiente estimulação nas fases críticas de desenvolvimento.

Este estado gera naturalmente limitações no funcionamento adaptativo da pessoa.

Delírio

Caracteriza-se pela presença de falsas ideias e por distorções na percepção e apreciação da realidade.

Não será tanto o conteúdo do delírio que poderá ser distorcido ou errado, mas antes o seu acordo com o real

Depressão

Estado de desânimo e de desamparo profundo e penetrante acompanhado de sentimentos de apatia e desvalorização pessoal.

Normalmente apresenta impactos tanto físicos como mentais.

Assim, de um ponto de vista físico, tende a observar-se uma diminuição da actividade, maior fatigabilidade, eventuais dificuldades no sono e prováveis alterações orgânicas (p.e., prisão de ventre, perda de apetite, etc.).

 

De um ponto de vista mental, observa-se uma diminuição da capacidade de atenção e memória, bastante pessimismo e derrotismo perante contrariedades, crises de choro e intensa tristeza sem razão aparente e eventuais pensamentos suicidas.

Por vezes a depressão pode ser, apenas, reactiva, devido a factores externos. Assim, quando a situação geradora de afecto depressivo é ultrapassada, o estado depressivo é, também, eliminado.

Dificuldades de aprendizagem

Referem-se à incapacidade da criança aprender as matérias escolares típicas de sua faixa etária quando possui as mesmas condições e oportunidades que os demais, possui um nível intelectual normativo, não possui perturbação emocional significativa, nem mostra deficiências sensoriais.

O diagnóstico apenas é possível quando todas estes aspectos se verificam e o rendimento académico é, de facto, abaixo do esperado.

 

São várias as dificuldades de aprendizagem, sendo a Dislexia (dificuldade de leitura) a mais comum.

Outras dificuldades de aprendizagem são a Discalculia (dificuldade para a realização de operações matemáticas), a Disortografia (dificuldade na expressão da linguagem escrita, onde surgem erros ortográficos abundantes) e a Disgrafia (dificuldade no desenho da escrita).