Como é que uma mulher de aspecto digamos "normal", consegue casar-se com um homem lindo de morrer e (mais difícil ainda) evitar que ele fuja?
Micheline Roquebrune é uma mulher de sorte. O nome pode não lhe dizer nada, mas é casada com Sean Connery há 30 anos. Não é particularmente bonita nem sexy, não se veste bem e está há três décadas ao lado de um dos homens mais desejado do planeta. Qual será o seu segredo?
Nós dizemos-lhe... Joga golfe. E foi precisamente durante um torneio que conquistou o mítico Sean, que nunca mais lhe fugiu e jura-lhe ser-lhe fiel de alma e coração. Desvendado o segredo de Micheline, subsiste o problema. Nem todos os homens bonitos se conquistam, e se conservam, com a ajuda de um taco de golfe. Vejamos quais são os outros trunfos para o conseguir.
Primeiro: Os homens bonitos gostam de mulheres pouco vistosas...
Incrível, mas verdadeiro. E por vários motivos. O primeiro é que, com raras excepções, as mulheres terrivelmente bonitas... não olham para os bonitos. Preferem homens com poder, com sucesso, que lhes permitam passear de cabriolet e fazer compras sem olhar a gastos.
Ou então procuram alguém inteligente, que as faça rir, que lhes escreva uma poesia, que as faz sentirem-se especiais. Ora, um homem muito bonito não tem tempo para escrever poemas porque está demasiado ocupado a ver-se ao espelho. Além disso, no pedestal onde ele se coloca para que o admirem não cabem duas pessoas. Daí a preferência destes "Adónis" por mulheres discretas, até um pouco apagadas, que os adorem e não lhes roubem o protagonismo.
Segundo: Os homens bonitos gostam basicamente de si próprios.
"Então? Que tal estou?", pergunta o seu namorado "giraço" quando surge na sala, antes de irem jantar fora. Terrivelmente vaidoso, lança olhares furtivos as todas as montras por que passa. Para conservar um homem destes, uma mulher terá de aceitar o papel de sua assistente de beleza.
Deixar que ele lhe roube os cremes e que ocupe o seu armário com blazers e camisas. Terá ainda de esperar que ele acabe de se arranjar e consolá-lo quando descobre que está a perder cabelo. Os narcisistas são inseguros e precisam de aprovação incondicional. Se tem um, carregue nos elogios. Ele vai acreditar em todos.
Terceiro: O homem bonito agrada a todas.
Este é o ponto mais doloroso. Ele agrada-lhe, não é? O pior é que há muito mais gente que também gosta. Novas e velhas. E não, não serve de nada incenerá-las com o olhar. Também não vale fechá-lo à chave em casa.
Um homem bonito precisa tanto de admiração como de oxigénio. Namora como se respirasse, sem nenhum sentimento de culpa. É um gato mimado que ronrona áquela sua vizinha insuportável. Está mesmo disposta a aguentá-lo?
O Narciso e a sua escrava.
Viver ao lado de um homem bonito, entalada entre ciúmes e rivais, é uma "estafadeira". Só uma mulher consegue fazê-lo. Para isso, tem de ser suficientemente segura de si para não se preocupar demasiado com as concorrentes. Convém também que tenha uma paciência inesgotável, ou ficará extenuada com as crises de identidade narcísicas do rapaz.